O que fazer em Veneza na Itália
Dicas de Turismo de Veneza na Itália
Por Beto Marques
Destaques de Veneza
Atrações de Veneza
Veneza é uma cidade localizada no nordeste da Itália, famosa por seus canais, pontes, arquitetura e cultura. Fundada no século V, Veneza foi uma das cidades mais importantes da Europa durante a Idade Média e o Renascimento, sendo um importante centro comercial e cultural.
A cidade é conhecida por seus canais, que servem como estradas para os barcos de transporte e turismo. O Canal Grande de Veneza é o principal canal da cidade, e é cercado por belos edifícios históricos. As pontes que atravessam os canais também são um destaque, como a Ponte Rialto e a Ponte dos Suspiros.
A arquitetura de Veneza é única, com muitos edifícios construídos sobre estacas de madeira para evitar a erosão causada pela água. A cidade também é conhecida por seus palácios, igrejas e museus, que contêm algumas das mais belas obras de arte do mundo.
Veneza é uma cidade rica em cultura, com festivais e eventos ao longo do ano, incluindo o famoso Carnaval de Veneza.
A melhor época para ir à Veneza é durante a primavera, especialmente em abril e maio, a cidade ganha vida com temperaturas agradáveis e menos turistas, permitindo um passeio mais tranquilo pelos canais e ruas pitorescas.
No outono, entre setembro e outubro, Veneza oferece um clima igualmente agradável e a chance de participar de eventos culturais, como a Bienal de Arte.
Caso deseja vivenciar o famoso Carnaval de Veneza, fevereiro é o mês ideal, embora a cidade esteja mais movimentada e os preços sejam mais altos.
Evitar os meses de verão, especialmente julho e agosto, pois as temperaturas elevadas e o grande fluxo de turistas
Visto - não precisa de visto
Moeda - Euro
Idioma - Italiano
Fuso horário - quatro horas â frente do horário de Brasília
As atrações e roteiro de Veneza , a romântica cidade da Itália. Veneza foi uma grande potência marítima durante a Idade Média e o Renascimento. Dentre as atrações de Veneza : Basílica de São Marcos, Palácio Ducal , Praça de São Marcos , Basílica NS da Saúde, Grande Canal de Veneza, Museus de Veneza, Basílica de Santa Luzia, Passeio de Gondola e Carnaval em Veneza.
Recomendamos reservar antecipadamente os Tours, Transfers, Ingressos e Excursões em Veneza de forma planejada. Os Tours são com guias ou audioguias em português e a facilidade na forma de pagamento em Pix ou no cartão de crédito em parcelas pelo público brasileiro. O número de visitantes é limitado e outro fator importante, visitar os pontos turísticos sem entrar nas enormes filas das bilheterias.
Ilhas de Murano e Burano - Itália
Basílica de São Marcos
A Basílica de São Marcos é dedicada e contém as relíquias de São Marcos Evangelista, o padroeiro de Veneza. No interior da Basílica, os mosaicos dourados bizantinos da cúpula principal representam cenas do Novo Testamento. Os mosaicos da entrada da basílica representam cenas do Antigo Testamento.
A Pala D'Oro é o retábulo em estilo bizantino do altar-mor da Basílica de São Marcos em Veneza, feita toda de ouro e pedras preciosas.
Palácio Ducal
O Palácio Ducal tem estilos bizantinos, góticos e renascentistas. Em seu interior há pinturas de Tiziano, Tintoretto e Bellini.
O Palácio Ducal foi residência de 120 doges que governavam Veneza durante quase 1.000 anos. Foi utilizada como fortaleza e prisão.
Ponte dos Suspiros
A famosa Ponte dos Suspiros, construída em estilo barroco no século XVII, dá acesso as prisões do palácio. O nome da ponte se deve por ser o caminho que seguiam os prisioneiros condenados à morte, que viam pela janela da ponte pela última vez, a cidade de Veneza.
Praça de São Marcos
A Praça de São Marcos é a principal atração de Veneza. Nesta praça estão Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal, o Museu Correr, o campanário da basílica - Campanile e a Torre dell'Orologio.
Grande Canal de Veneza
O Grande Canal de Veneza é a maior via aquática de Veneza, onde estão os belos e famosos palácios, restaurantes e hotéis de luxo. Os vaporettos percorrem o Grand Canal alternando as paradas nas duas margens, o que permite uma agradável vista dos belos edifícios e palácios situados nas margens do canal.
Pegue o vaporetto da Linha 1, que passa pelo Palácio Ca' d'Oro, a Galeria da Academia, o Palácio Ca'Rezzonico, a Igreja Santa Maria della Salute e a famosa Ponte Rialto.
Passeio de Gondola em Veneza
O Passeio de Gondola em Veneza para navegar pelos canais venezianos. Percorrendo o Grand Canal, com vistas para alguns dos edifícios mais encantadores da cidade. Visita à igreja de Santa Maria della Salute e depois navegando pelos pequenos canais para rodear o emblemático Teatro de La Fenice.
Carnaval de Veneza - Itália
O Carnaval da Veneza surgiu para que nobreza pudesse disfarçar ao sair com o povo durante os festejos. Eles usam máscaras que lembram bonecos de porcelana e os trajes do Século XVIII.
Em 1094, Doge Vitale Falier, de família rica de Veneza, sugeriu que se realizasse um período de festas antes do início da quaresma. Festas com jogos e Bailes de Máscaras.
As fantasias representam as vestimentas e máscaras utilizadas pelos nobres dos séculos XVII e XVIII nos Bailes de Gala e as personagens da Commedia Dell'Arte.
Como se Locomover em Veneza
A melhor forma de conhecer Veneza é caminhando pelas ruas e cruzando as pontes dos canais. Em cada cantinho, uma surpresa, uma linda igreja e os Museus se concentram as margens do Grand Canal.
Para se locomover de maneira rápida compre Cartão de transporte para Veneza e ilhas.
O Cartão de Transporte para Veneza e ilhas é a melhor maneira de se locomover pela cidade, seja por água ou por terra. Com ele, você terá acesso à rede de transporte público de Veneza, que inclui as linhas de navegação dos famosos Vaporettos pelos canais da cidade, ilhas e Ilha de Lido, e a rede de ônibus urbanos ACTV da parte continental, Mestre e Marghera.
O seu cartão de 1 dia inclui também o acesso aos serviços de trens Trenitalia em trens regionais (R) e regionais rápidos (RV) dentro do território do município de Veneza: Venezia S. Lucia, Venezia P.to Marghera, Venezia Mestre, Venezia Carpenedo y Venezia Mestre Ospedale.
Um bilhete unitário do vaporetto custa 8 euros.
Como chegar em Veneza
Voo com conexão em Roma com a Ita Airways do Aeroporto de Guarulhos - GRU ou do Aeroporto de Galeão - GIG, conexão no Aeroporto Fiumicino - FCO, para o Aeroporto Internacional Marco Polo - VCE, em Veneza - Itália.
Voo com conexão em Roma com a Latam do Aeroporto de Guarulhos - GRU, conexão no Aeroporto Fiumicino - FCO, para o Aeroporto Internacional Marco Polo - VCE, em Veneza - Itália.
Voo com conexão em Paris com a Air France do Aeroporto de Guarulhos - GRU ou do Aeroporto de Galeão- GIG, conexão no Aeroporto Charles de Gaulle - CDG para o Aeroporto Internacional Marco Polo - VCE, em Veneza - Itália.
Voo com conexão em Amsterdam com a KLM do Aeroporto de Guarulhos - GRU ou do Aeroporto de Galeão- GIG, conexão no Aeroporto de Schiphol - AMS para para o Aeroporto Internacional Marco Polo - VCE, em Veneza - Itália.
Transfers e Tours e Excursão em Veneza - Itália
Saiba dos Tours e Excursões em Veneza na Itália.
Dentre as atrações de Veneza : Basílica de São Marcos , Praça de São Marcos, Basílica NS da Saúde, Grande Canal de Veneza, Museus de Veneza, Basílica de Santa Luzia e Carnaval em Veneza.
O melhor lugar para se hospedar em Veneza
Se você deseja estar no coração da cidade, o bairro de San Marco pode ser ideal, pois é próximo de pontos turísticos como a Basílica de São Marcos e o Palácio Ducal. Para uma experiência mais autêntica e tranquila, considere o bairro de Cannaregio, onde você pode explorar canais menos movimentados e descobrir restaurantes locais. Outra opção é o Bairro Dorsoduro, conhecido por sua vibrante cena artística e museus, como a Coleção Peggy Guggenheim.
Hospedar-se em Mestre, pode ser uma excelente escolha para aqueles que desejam explorar Veneza e suas redondezas de forma econômica e conveniente. Localizada na parte continental, Mestre oferece uma variedade de acomodações mais acessíveis do que as encontradas no centro de Veneza, permitindo que os viajantes economizem sem sacrificar o conforto. Mestre é bem conectada a Veneza por meio de transporte público eficiente, como trens e ônibus, que facilitam o acesso rápido e fácil à famosa cidade insular.
Comentários