O que fazer em Turim - Piemonte - Itália
🌅 Dicas de Turismo de Turim - Piemonte - Itália
Por Beto Marques
Destaques de Turim
Atrações de Turim
Turim é capital da região da Piemonte e está no noroeste da Itália, ao lado dos Alpes Italianos.
Turim foi a primeira capital do Reino da Itália em 1861, tornando-se Rei Victor Emanuel II. Poucos anos depois, a capital foi transferida para Florença.
Em 1870, a Itália incorporou Roma ao seu território, dando início ao processo de unificação italiana. Em 1871, Roma foi proclamada capital do Reino da Itália.
A República Italiana foi proclamada em 1 de janeiro de 1948. A monarquia italiana foi abolida em 1946, após um referendo popular que decidiu pela instalação de uma república.
Destaques: Piazza Castello, Palácio Real de Turim, Piazza San Carlo, Piazza Vittorio Veneto, Catedral de Turim ou Duomo di Torino, Mole Antonelliana, Basílica de Superga e Parque Valentino.
Recomendamos o Free tour por Turim de forma planejada. Os Tours são com guias ou audioguias em português e a facilidade na forma de pagamento em Pix ou no cartão de crédito em parcelas pelo público brasileiro para tours com a Civitatis. O número de visitantes é limitado e outro fator importante, visitar os pontos turísticos sem entrar nas enormes filas das bilheterias.
A melhor época para ir à Turim: se aprecia um clima mais ameno e quer explorar a cidade a pé, a primavera, de março a maio, e o outono , setembro a novembro, com temperaturas agradáveis e menos turistas.
Durante a primavera, a cidade ganha vida com flores, enquanto o outono oferece uma atmosfera acolhedora e festivais culturais.
Se é um amante da gastronomia e deseja experimentar o famoso chocolate quente de Turim, o inverno, dezembro a fevereiro, especialmente durante o período natalino, quando a cidade se ilumina com decorações festivas.
No verão, embora mais quente, é vibrante e ideal para aqueles que querem participar de eventos ao ar livre e aproveitar os dias mais longos.
Visto - não precisa de visto
Moeda - Euro
Idioma - Italiano
Fuso horário - quatro horas â frente do horário de Brasília
Milão até Turim - 143 km
Monaco até Turim - 267 km
Piazza Castello
Na Piazza Castello está o Palácio Real de Turim, a residência principal da Casa dos Savoia. Faça um tour dentro do Palácio Real de Turim e veja as luxuosas salas, móveis, porcelanas e obras de arte.
O nome da praça se deve ao majestoso Palazzo Madama, um castelo histórico que domina a área e que já foi residência de figuras importantes ao longo dos séculos. O Palazzo Madama com fachada barroca e atrás uma construção fortificada com vestígios romanos.
O Castelo de Acaja com suas torres medievais, foi construído como uma fortaleza no século XI, o castelo foi posteriormente ampliado e transformado em residência nobre pela Casa de Savoia. Com suas torres imponentes e muralhas robustas, o Castelo de Acaja desempenhou um papel crucial na defesa da cidade ao longo dos séculos. Hoje, ele abriga o Museu de Arte Antiga, onde os visitantes podem explorar uma vasta coleção de obras de arte, esculturas e artefatos históricos.
A Porta Palatina de Turim era o portão de entrada na cidade cercada de muralhas romanas. Datada do século I a.C., esta impressionante edificação servia como uma das quatro entradas principais da antiga cidade romana de Augusta Taurinorum, o nome original de Turim. A porta é composta por duas torres imponentes, que flanqueiam um conjunto de arcos duplos, e sua construção é feita em tijolos vermelhos, o que a torna um exemplo notável da arquitetura militar romana.
Piazza San Carlo
Na Piazza San Carlo estão as Igrejas gêmeas de Santa Cristina e São Carlos Borromeu. A praça é cercada por edifícios históricos de arquitetura barroca e neoclássica, que datam dos séculos XVII e XVIII.
No centro da praça ergue-se a imponente estátua equestre de Emmanuel Philibert, Duque de Saboia, obra do escultor Carlo Marochetti. A praça é também o lar de cafés históricos, como o Caffè Torino e o Caffè San Carlo, onde visitantes e locais se reúnem para desfrutar de um espresso ou um aperitivo.
Piazza Vittorio Veneto
Na Piazza Vittorio Veneto está à margem do Rio Pó, onde está a Ponte Vittorio Emanuele I. Inaugurada no início do século XIX, a praça é um exemplo notável do planejamento urbano neoclássico, caracterizada por suas simétricas arcadas e edifícios elegantes que emolduram o espaço aberto.
A praça tem uma variedade de cafés, bares e restaurantes que proporcionam uma vista deslumbrante do Rio Pó e das colinas circundantes. Além de ser um local vibrante para eventos culturais e sociais, a Piazza Vittorio Veneto também serve como um excelente ponto de partida para explorar outras atrações históricas e culturais de Turim, como o Museu Egípcio, Mole Antonelliana e o Palazzo Madama.
Ao lado na margem direita do Rio Pó, está a Igreja Gran Madre di Dio, que foi construída entre 1818 e 1831 para celebrar o retorno de Vittorio Emanuele I de Saboia ao trono após a derrota de Napoleão, o edifício apresenta uma imponente fachada neoclássica inspirada no Panteão de Roma. No interior, a igreja preserva obras de arte de valor notável, incluindo afrescos e esculturas.
Catedral de Turim ou Duomo di Torino
A Catedral de Turim ou Duomo di Torino é dedicada à San Giovanni Battista em estilo renascentista, do arquiteto toscano Meo del Caprina. A Catedral de Turim se encontra ao lado do Palácio Real de Turim.
A catedral abriga o Santo Sudário de Jesus Cristo, um pano de linho que muitos acreditam ter envolvido o corpo de Jesus Cristo após a crucificação. O Santo Sudário de Jesus Cristo é exibido somente durante festejos religiosos.
Mole Antonelliana
O pináculo elevado da Mole Antonelliana, uma torre do século XIX, está o Museu Nacional do Cinema. Suba de elevador ao mirante de Mole Antonelliana e tenha uma vista belíssima de Turim.
Originalmente concebida para ser uma sinagoga, a construção da estrutura começou em 1863, sob a direção do arquiteto Alessandro Antonelli, de quem deriva o nome. Com sua cúpula majestosa e uma torre que atinge 167,5 metros de altura, a Mole Antonelliana foi, por um tempo, o edifício mais alto de alvenaria na Europa.
Basílica de Superga
A Basílica de Superga está no topo de uma colina. A basílica foi construída sob ordem do Duque Victor Amadeu II de Saboia após vitória contra tropas francesas.
Para chegar na Basílica de Superga, pegar o bonde Dentiera Sassi-Superga.
Parque Valentino ou Parco del Valentino
O Parque Valentino ou Parco del Valentino está à margem oeste do Rio Pó. No parque está o Castelo Medieval Valentino, que foi uma das residências da família Saboia.
Como chegar em Turim - Itália
Voo da ITA Airways saindo do Aeroporto de Guarulhos - GRU com conexão no Aeroporto Fiumicino - FCO, em Roma para o Aeroporto de Turim-Caselle - TRN, em Turim , Itália.
Voo da Latam saindo do Aeroporto de Guarulhos - GRU para o Aeroporto Malpensa - MXP, em Milão e conexão para o Aeroporto de Turim-Caselle - TRN, em Turim , Itália.
Procurar Voos no Booking.com para Turim
O melhor lugar para se hospedar em Turim
Uma das áreas mais recomendadas é o centro histórico de Turim, que está próximo a atrações como a Mole Antonelliana, o Museu Egípcio e a Piazza Castello.
O hotel NH Collection Torino oferece conforto e fácil acesso a essas atrações.
Para quem busca uma experiência mais local, o bairro de San Salvario é conhecido por sua cena gastronômica e vida noturna. Opções de acomodações como apartamentos e bed & breakfasts são abundantes, proporcionando uma experiência mais personalizada.
Recomendamos sempre fazer a reserva do hotel com muita antecedência, para conseguir as melhores tarifas e os melhores hotéis.

















Comentários