O que fazer em Gdansk, Polônia: Roteiro Completo e Dicas Históricas
🌅 Dicas de Turismo de Gdansk na Polônia
Por Beto Marques - Atualizado em Janeiro de 2026
Destaques de Gdansk
Principais Atrações de Gdansk
Visitar a Polônia era um sonho antigo, que foi concretizado. Um país surpreendente que através da sua história, houve várias invasões e hoje é uma nação livre. Visitar a Polônia é dedicado aos amantes pela história. Recomendamos conhecer Varsóvia, Cracóvia, Torun, Wroclaw, Castelo de Malbork e Gdansk.
Gdansk, antes conhecida como Cidade Livre de Danzig, é uma cidade portuária situada na costa do Mar Báltico, no norte da Polônia, na Região da Pomerânia. Gdansk foi a cidade real do Reino da Polônia. Dentre as atrações de Gdansk: Praça do Mercado de Gdansk, Fonte de Netuno de Gdansk, Corte de Artus de Gdansk, Torre da Prefeitura de Gdansk, Igreja de Santa Maria, Catedral de Oliwa, Guindaste Portuário de Gdansk, Museu da 2ª Guerra Mundial e o Castelo de Malbork.
Qual a melhor época para viajar a Gdansk?
A melhor época para viajar a Gdansk é durante os meses de primavera e verão, entre maio e setembro. Nesse período, o clima está mais ameno e agradável, com temperaturas variando de 15°C a 25°C, o que proporciona uma experiência mais confortável para explorar a cidade e suas atrações ao ar livre.
Durante o verão, a cidade oferece uma variedade de festivais culturais e eventos, como o Festival de São Domingos, que é um dos maiores da Europa e acontece em julho e agosto.
Vale a pena considerar também uma visita no início do outono, em setembro, quando as multidões de turistas diminuem e
Visto - brasileiro não precisa de visto para visitar a Polônia
Moeda - Zloty Polaco
Idioma - Polonês
Fuso horário - cinco horas a frente do horário de Brasília
Recomendamos reservar antecipadamente o Free tour por Gdansk de forma planejada com Tours da Civitatis. Os Tours são com guias ou audioguias e a facilidade na forma de pagamento em Pix ou no cartão de crédito em parcelas pelo público brasileiro. O número de visitantes é limitado e outro fator importante, visitar os pontos turísticos sem entrar nas enormes filas das bilheterias.
O que fazer em Varsóvia - Polônia
O que fazer em Cracóvia - Polônia
O Caminho Real (Rua Długa e Długi Targ)
O Caminho Real (Trakt Królewski) é o coração de Gdańsk. Antigamente, era o trajeto por onde os reis poloneses desfil O Caminho Real (em polonês: Trakt Królewski) é o coração histórico de Gdańsk e o trajeto mais famoso da cidade. Ele era o caminho percorrido pelos reis poloneses quando visitavam a cidade, indo desde a entrada principal até o rio.
O trajeto é composto principalmente por duas ruas de pedestres conectadas: a Ulica Długa (Rua Longa) e o Długi Targ (Mercado Longo).
O Portão Dourado (Złota Brama): O início oficial do passeio. É um arco triunfal renascentista que servia de entrada ceremonial.
A Rua Longa (Ulica Długa): A rua principal, repleta de casas burguesas coloridas e ornamentadas (Kamienice). Repare nas fachadas estreitas e altas; antigamente, os impostos eram baseados na largura da fachada, então os ricos construíam para cima e para o fundo.
A Prefeitura Principal (Ratusz Głównego Miasta): Impossível de não ver, com sua torre alta gótica-renascentista. Hoje abriga o Museu Histórico de Gdansk.
A Fonte de Netuno (Fontanna Neptuna): O símbolo máximo de Gdańsk. Fica no centro do Długi Targ. A lenda diz que foi Netuno quem criou a famosa vodka Goldwasser, batendo seu tridente na água e transformando moedas de ouro em flocos dourados.
A Corte de Artus (Dwór Artusa): Logo atrás da fonte. Era o ponto de encontro dos comerciantes ricos e da elite, inspirado nas lendas do Rei Arthur. O interior é magnífico, com um enorme fogão de azulejos renascentista.
O Portão Verde (Zielona Brama): O final do Caminho Real. Apesar do nome, não é verde (foi construído com tijolos holandeses). Passando por ele, você chega à orla do rio Motława, onde está a famosa atração turística do Guindaste Medieval (Żuraw).
Gdansk foi seriamente danificado devido a bombardeios durante a II Guerra Mundial e a cidade antiga de Gdansk foi reconstruída após o fim da guerra.
O Portal Dourado ou Golden Gate é a entrada cerimonial da cidade antiga, de 1612 e fazia parte das fortificações da cidade.
Fonte de Netuno e Corte de Artus
A Fonte de Netuno de Gdansk foi construída por ordem do prefeito Bartłomiej Schachmann em 1633 e está em frente a Corte de Artus de Gdansk.
A Corte de Artus de Gdansk foi a sede dos comerciantes na época onde Gdansk pertencia à Liga Hanseática. Hoje é o Museu Histórico de Gdansk.
Torre da Antiga Prefeitura de Gdansk
A Torre da Antiga Prefeitura de Gdansk foi construída entre os séculos XIV e XV, durante o período de crescimento e prosperidade da cidade como membro da Liga Hanseática, a torre é um exemplo impressionante da arquitetura gótica.
Ao longo dos anos, a estrutura passou por várias reconstruções e restaurações, especialmente após os danos sofridos durante a Segunda Guerra Mundial.
Recomendamos subir ao mirante da torre do relógio e ter uma vista panorâmica de Gdansk.
Basílica de Santa Maria (A maior igreja de tijolos do mundo)
A Igreja Católica de Santa Maria ou Basílica da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria é uma das maiores igrejas de tijolos do mundo e um exemplo impressionante de arquitetura gótica.
O interior da igreja é vasto e abriga várias obras de arte e artefatos históricos, incluindo um impressionante relógio astronômico do século XV.
Catedral de Oliwa
A Catedral de Oliwa é dedicada à Santíssima Trindade, a Virgem Maria e São Bernardo.
A catedral é famosa por seu impressionante órgão barroco, construído entre 1763 e 1788, que possui mais de 7.800 tubos e é conhecido por seu som grandioso e espetáculos de luzes que atraem visitantes de todo o mundo. A estrutura da catedral combina elementos do estilo gótico com adições posteriores barrocas e rococós, resultando em um espaço reverente e esteticamente deslumbrante.
O Guindaste Medieval (Żuraw) e a Orla do Rio Motława
O Guindaste Portuário de Gdansk e uma das comportas de Gdansk no rio Motlawa. O píer próximo ao Guindaste Portuário é um lindo lugar para fazer caminhadas. O guindaste de 1442 foi o maior guindaste da época medieval na Europa.
Este guindaste medieval é uma impressionante estrutura de madeira que remonta ao século XV e representa um dos mais antigos e maiores guindastes portuários da Europa.
Originalmente utilizado para o carregamento e descarregamento de mercadorias, bem como para a colocação de mastros em navios, o guindaste era operado manualmente por meio de enormes rodas de madeira.
Museu da Segunda Guerra Mundial (Dica imperdível)
A visita ao Museu da Segunda Guerra Mundial (Muzeum II Wojny Światowej) em Gdansk não é apenas "mais um museu", é uma experiência imersiva fundamental, já que Gdansk foi onde o conflito começou. Para o seu blog, isso é conteúdo de alto valor (histórico e visual).
A "Torre Inclinada": A arquitetura externa é famosa. O prédio é uma torre inclinada de concreto avermelhado (simbolizando o futuro) que "nasce" do chão (passado). A exposição principal fica 14 metros no subsolo, representando o horror enterrado da guerra.
Destaques do Museu da Segunda Guerra Mundial.
Diferente de outros museus focados apenas em batalhas, este foca no sofrimento da população civil e na perspectiva polonesa.
Peças Imperdíveis ("Wow Factor"):
Um Tanque Sherman e um T-34 Soviético originais.
Uma rua polonesa pré-guerra reconstruída (com lojas e vitrines) e a mesma rua destruída no final da exposição.
Itens pessoais emocionantes, como chaves de casas abandonadas e um vestido de noiva feito de paraquedas.
Uma máquina Enigma original.
Informações Práticas
Preço: ~32 PLN o bilhete normal.
Grátis: Às Terças-feiras a entrada é gratuita (mas a fila é enorme, chegue cedo!).
Horários: Fechado às segundas. Terça a Domingo abre às 10h.
Tempo de Visita: O museu é gigante. Recomende 3 a 4 horas no mínimo.
Fotos: Permitidas (sem flash). O design moderno rende ótimas fotos.
Onde comer em Gdansk: Dicas de Restaurantes Típicos
Pierogarnia Mandu Centrum é considerado o melhor lugar para comer pierogi (os famosos bolinhos poloneses) na cidade.
Eles oferecem desde os clássicos (Ruskie - batata e queijo cottage, ou carne de ganso) até variações modernas e massas de outros lugares do mundo (como Manti ou Khinkali).
Restauracja Kubicki é o restaurante mais antigo de Gdańsk (aberto desde 1918) e sobrevivendo à Segunda Guerra Mundial.
Pratos tradicionais mais elaborados. Experimente o Żurek (sopa fermentada de centeio servida no pão), o pato assado com maçãs ou o tradicional tartare.
Gdański Bowke está na famosa rua Długie Pobrzeże, bem em frente ao rio e ao guindaste medieval.
Cozinha típica portuária de Gdańsk é famoso pelo Golonka (joelho de porco assado) e peixes do Báltico. Eles também produzem sua própria cerveja e têm um licor local chamado Machandel.
Pierogarnia Stary Młyn é outra excelente opção especializada em pierogis, localizada na rua Świętego Ducha.
O destaque aqui são os Piecuchy – pierogis assados no forno, que são maiores e com uma massa mais crocante, diferentes dos cozidos tradicionais.
Bar Mleczny Stągiewna (Bar de Leite) tem comida caseira polonesa simples, deliciosa, a opção mais barata da lista, como kotlet schabowy (chuleta de porco empanada), sopas e panquecas de batata.
Castelo Medieval de Malbork
O Castelo de Malbork é um castelo construído pela Ordem dos Cavaleiros Teutónicos, uma ordem religiosa católica romana alemã de cruzados. Situa-se cerca de 60 km a sudeste de Gdansk
Assista vídeo completo:
Castelo Medieval de Malbork na Polonia
Como chegar em Gdansk
Voo da Ita Airways do Aeroporto de Guarulhos - GRU ou do Aeroporto de Galeão - GIG para Aeroporto Fiumicino - FCO, com conexão em Roma para Aeroporto de Gdańsk-Lech Wałęsa - GDN, em Gdansk.
Voo da Latam do Aeroporto de Guarulhos - GRU para Aeroporto Fiumicino - FCO, com conexão em Roma para Aeroporto de Gdańsk-Lech Wałęsa - GDN, em Gdansk.
Voo da Air France do Aeroporto de Guarulhos - GRU ou do Aeroporto de Galeão- GIG com conexão em Paris, no Aeroporto Charles de Gaulle - CDG para Aeroporto de Gdańsk-Lech Wałęsa - GDN, em Gdansk.
Voo da KLM do Aeroporto de Guarulhos - GRU ou do Aeroporto de Galeão- GIG com conexão em Amsterdam, no Aeroporto de Schiphol - AMS para Aeroporto de Gdańsk-Lech Wałęsa - GDN, em Gdansk.
O melhor lugar para se hospedar em Gdansk
Um dos melhores locais para se hospedar é o centro histórico, conhecido como Cidade Velha ou Stare Miasto. Nesta área, você estará rodeado por ruas, edifícios históricos e atrações turísticas como a Rua Longa - Długa e a Fonte de Netuno. Aqui permite fácil acesso a restaurantes, cafés e lojas, e proporciona a conveniência de explorar a cidade a pé.
Para quem busca uma experiência mais luxuosa, hotéis boutique e estabelecimentos de renome internacional também estão disponíveis, oferecendo conforto.
Se preferir um ambiente mais tranquilo e próximo à natureza, considere se hospedar na área de Oliwa, conhecida por seus parques e proximidade com o litoral.
Recomendamos sempre fazer a reserva do hotel com muita antecedência, para conseguir as melhores tarifas e os melhores hotéis.
O que fazer em Gdansk na Polônia
Gostou das dicas de Gdansk? Deixe um comentário ou compartilhe suas dúvidas sobre Gdansk.













Comentários