O que fazer em Cracóvia: Roteiro Completo, Dicas e Onde Comer
🌅 Dicas de Turismo de Cracóvia na Polônia
Destaques de Cracóvia
Principais Atrações de Cracóvia
Cracóvia está no sul da Polônia e é a segunda maior cidade do país. Cracóvia é uma cidade universitária, conhecida pelo centro medieval e o bairro judeu.
Cracóvia é uma das cidades mais bem preservadas e vibrantes da Europa Central. Como antiga capital da Polônia, ela escapou de grande parte da destruição da Segunda Guerra Mundial, mantendo uma atmosfera medieval autêntica.
Qual a melhor época para viajar a Cracóvia?
A melhor época para viajar a Cracóvia: se prefere um clima ameno e deseja explorar a cidade a pé, a primavera, de abril a junho e o início do outono, setembro a outubro são ideais. Essas estações oferecem temperaturas agradáveis e as paisagens ficam lindas com flores desabrochando ou folhas coloridas.
Se gosta de festas e eventos culturais, considere visitar durante o verão, quando a cidade ganha vida com festivais e eventos ao ar livre. Para aqueles que adoram o inverno e a atmosfera natalina, dezembro é uma excelente escolha, quando Cracóvia se enfeita com mercados de Natal encantadores e a chance de ver neve aumenta.
Vale a pena considerar também uma visita no início do outono, em setembro, quando as multidões de turistas diminuem.
Visto - brasileiro não precisa de visto para visitar a Polônia
Moeda - Zloty Polaco
Idioma - Polonês
Fuso horário - cinco horas a frente do horário de Brasília
Recomendamos reservar antecipadamente o Free tour pelo centro antigo e bairro judeu de Cracóvia® de forma planejada com Tours da Civitatis. Os Tours são com guias ou audioguias e a facilidade na forma de pagamento em Pix ou no cartão de crédito em parcelas pelo público brasileiro. O número de visitantes é limitado e outro fator importante, visitar os pontos turísticos sem entrar nas enormes filas das bilheterias.
O que fazer em Varsóvia - Polônia
O que fazer em Gdansk - Polônia
Cidade Velha (Stare Miasto)
O centro histórico da cidade, cercado pelo parque Planty, que substituiu parte das antigas muralhas medievais.
Praça do Mercado de Cracóvia (Rynek Główny)
Na Praça do Mercado de Cracóvia estão a Basílica de Santa Maria, o Mercado dos Tecidos (Sukiennice), o Barbacã, o Portão de São Floriano e parte das Muralhas de Cracóvia.
A maior praça medieval da Europa. É o ponto de encontro central, repleto de carruagens, cafés e artistas de rua.
Basílica de Santa Maria
A Basílica de Santa Maria foi construída no século XIV no estilo gótico polonês.
Famosa pelo seu interior deslumbrante em azul e dourado e pelo altar de madeira gótico esculpido por Veit Stoss.
Dica: A cada hora cheia, um trompetista toca uma melodia (o Hejnał) da torre mais alta, interrompendo-a subitamente em homenagem a um vigia lendário morto por uma flecha tártara.
Mercado dos Tecidos (Sukiennice)
O antigo mercado de Cracóvia era um mercado de especiarias, couro, seda e sal das Minas de Wieliczka.
Fica no centro da praça. No térreo, você encontra souvenirs e artesanato local; no andar superior, há uma galeria de arte polonesa do século XIX.
Barbacã e Portão de São Floriano
O Barbicã de Cracóvia foi um posto avançado fortificado conectado às muralhas da cidade.
Estruturas de defesa medievais icônicas que serviam de entrada para a cidade.
Ao lado Barbicã de Cracóvia, está o Portão de São Floriano, que é a única entrada medieval preservada das antigas muralhas que cercavam Cracóvia.
Construído no século XIV, o portão servia como parte do sistema de defesa da cidade e era a principal via de acesso para aqueles que chegavam de norte.
Sua estrutura imponente, com uma torre de pedra decorada em estilo gótico, reflete a importância estratégica e cultural que Cracóvia teve ao longo dos séculos.
Muralhas de Cracóvia
Cracóvia foi uma das poucas cidades polonesas que não foram bombardeadas na II Guerra Mundial pelos nazistas, devido sua posição estratégica. As Muralhas de Cracóvia, em parte, foram preservadas.
Colina de Wawel
Um complexo arquitetônico sobre uma colina calcária à beira do rio Vístula, símbolo do poder real e religioso da Polônia.
Na Colina de Wawel estão o Castelo Real de Wawel, a Castelo Real de Wawel e Caverna do Dragão (Smocza Jama).
Castelo Real de Wawel
O Castelo Real de Wawel está na Colina Wawel , às margens do rio Vístula. Os reis poloneses reinaram a Polonia em Cracóvia por 500 anos. O Rei Estanislau Augusto II foi o último rei da Polonia e grão-duque da Lituânia de 1764 a 1795. Em 1755, o Rei Estanislau Augusto II teve um romance com a futura Imperatriz Catarina, a grande, em São Petersburgo.
Castelo Real de Wawel
A Castelo Real de Wawel ou Catedral de Cracóvia é dedicada a São Estanislau e São Venceslau e está ao lado do Castelo Real de Wawel. Nesta catedral, os reis poloneses eram coroados.
Em 1946, Karol Wojtyla com 26 anos foi ordenado sacerdote e celebrou sua primeira missa na cripta da Catedral. Karol Wojtyla foi eleito Papa João Paulo II em 16 de outubro de 1978.
Recomendamos a Visita guiada ao Castelo de Wawel e à Catedral.
Caverna do Dragão (Smocza Jama)
A Caverna do Dragão (Smocza Jama) está localizada sob o Castelo de Wawel, esta caverna está envolta em lendas e história, sendo um marco importante no folclore polonês.
A lenda mais conhecida conta a história do Dragão de Wawel, uma criatura feroz que aterrorizava os habitantes da cidade até ser derrotada por um jovem sapateiro chamado Skuba.
A caverna pode ser acessada por visitantes, que podem explorar o ambiente subterrâneo e aprender mais sobre seu passado místico.
Bairro Judeu de Kazimierz
O Bairro Judeu de Kazimierz foi o gueto de Cracóvia em 1941, durante a II Guerra Mundial. Cerca de 70.000 judeus viveram no gueto de Cracóvia e depois foram transferidos para o Campo de Auschwitz-Birkenau. Neste bairro foram gravadas várias cenas do filme Lista de Schindler.
Destaque para a Velha Sinagoga, a mais antiga da Polônia, hoje um museu e a Sinagoga Remuh que ainda ativa, com um cemitério histórico ao fundo.
Recomendamos o Free tour pelo bairro judeu de Cracóvia e a Visita guiada pela fábrica de Schindler, que é um museu interativo essencial que conta a história de Cracóvia durante a ocupação nazista.
Auschwitz-Birkenau
O Campo de Auschwitz-Birkenau está a 68 km de Cracóvia, quase na fronteira com a Alemanha. Este memorial retrata a II Guerra Mundial e foi o maior campo de prisioneiros da Alemanha nazista.
Recomendamos a Excursão a Auschwitz-Birkenau saindo de Cracóvia.
Minas de Sal Wieliczka
As Minas de Sal Wieliczka está a 15 km de Cracóvia. Nas Minas de Sal Wieliczka, os mineiros esculpiram em sal todo seu interior. Na Capela de Santa Kinga, o Papa João Paulo II rezou uma missa quando visitou Cracóvia.
Esta mina foi uma cidade subterrânea impressionante com capelas, lagos e estátuas esculpidas inteiramente em sal.
Recomendamos a Excursão às Minas de Sal de Wieliczka saindo de Cracóvia.
Onde comer em Cracóvia
Comida Tradicional Polaca (Autêntica)
Para provar os clássicos como Zurek (sopa de centeio azeda no pão) e Kaczka (pato assado).
Morskie Oko: Localizado perto da praça principal, tem uma decoração rústica que lembra as montanhas de Zakopane. À noite costuma ter música folclórica ao vivo. É turístico, mas a comida é genuinamente boa.
Pod Aniołami: Um restaurante histórico com interiores medievais de tijolo. Famoso pelas carnes marinadas e grelhadas em forno a lenha. Um pouco mais caro, mas muito atmosférico.
Starka: No bairro judeu (Kazimierz). É famoso não só pela comida caseira farta, mas pelas suas vodkas caseiras aromatizadas que eles próprios produzem. Reserva obrigatória.
Os Melhores "Pierogi" (Rissóis Polacos)
Não pode sair da cidade sem provar pierogi (cozidos ou fritos).
Przystanek Pierogarnia: Um local minúsculo, quase sem lugares sentados, mas com uma qualidade-preço imbatível. É o favorito dos locais para uma refeição rápida. Prove os "Ruskie" (batata e queijo cottage) ou os de carne.
Pierogarnia Mr. Vincent: Situado em Kazimierz, tem uma decoração inspirada em Van Gogh e uma variedade enorme de recheios, desde os clássicos aos mais modernos.
"Bares de Leite" (Opções Económicas)
Os Bar Mleczny são cantinas da era comunista que servem comida caseira muito barata. É uma experiência cultural.
Bar Mleczny Pod Temidą: Na rua Grodzka (Caminho Real). Decoração simples, estilo refeitório, onde se pode comer uma refeição completa por poucos euros.
Street Food e Lanches Rápidos
Zapiekanka no Plac Nowy (Kazimierz): No centro da praça há um edifício redondo (Okrąglak) cheio de janelinhas a vender estas "pizzas em baguete". O balcão Endzior é o mais famoso e costuma ter a maior fila.
Maczanka po krakowsku: O "avô" do hambúrguer. É carne de porco estufada servida num pão com muito molho. O melhor sítio para provar é no food truck Andrus Maczanka (geralmente em Kazimierz).
Obwarzanek: Os bagels trançados vendidos em carrinhos azuis em cada esquina. São o lanche perfeito para comer enquanto caminha.
Jantar Moderno / Fine Dining
Bottiglieria 1881: Se procura alta gastronomia, este é o local. Possui estrelas Michelin e foca-se em ingredientes locais com técnicas modernas. Precisa de reservar com meses de antecedência.
Karakter: Um restaurante moderno em Kazimierz com um menu ousado (muitas miudezas e carnes exóticas) e excelentes vinhos. Ambiente descontraído mas sofisticado.
Como chegar em Cracóvia
Voo da Ita Airways do Aeroporto de Guarulhos - GRU ou do Aeroporto de Galeão - GIG para Aeroporto Fiumicino - FCO, com conexão em Roma para Aeroporto Internacional São João Paulo II de Cracóvia-Balice - KRK, em Cracóvia.
Voo da Latam do Aeroporto de Guarulhos - GRU para Aeroporto Fiumicino - FCO, com conexão em Roma para Aeroporto Internacional São João Paulo II de Cracóvia-Balice - KRK, em Cracóvia.
Voo da Air France do Aeroporto de Guarulhos - GRU ou do Aeroporto de Galeão- GIG com conexão em Paris, no Aeroporto Charles de Gaulle - CDG para Aeroporto Internacional São João Paulo II de Cracóvia-Balice - KRK, em Cracóvia.
Voo da KLM do Aeroporto de Guarulhos - GRU ou do Aeroporto de Galeão- GIG com conexão em Amsterdam, no Aeroporto de Schiphol - AMS para Aeroporto Internacional São João Paulo II de Cracóvia-Balice - KRK, em Cracóvia.
O melhor lugar para se hospedar em Cracóvia
Para aqueles que buscam uma experiência central, o bairro de Stare Miasto ou Cidade Velha de Cracóvia é uma escolha excelente. Nesta região encontrará hotéis charmosos e pousadas aconchegantes a uma curta caminhada das principais atrações, como a Praça do Mercado e o Castelo de Wawel.
Se preferir algo mais moderno, o bairro de Kazimierz, conhecido por sua cena cultural e vida noturna, oferece hotéis boutique e apartamentos elegantes.
Para uma experiência de luxo, considere se hospedar em um dos hotéis cinco estrelas com vistas deslumbrantes para o Rio Vístula.
Recomendamos sempre fazer a reserva do hotel com muita antecedência, para conseguir as melhores tarifas e os melhores hotéis.
O que fazer em Cracóvia na Polonia
Gostou das dicas de Cracóvia? Deixe um comentário ou compartilhe suas dúvidas sobre a Cracóvia.

















Comentários