O que fazer na Ilha de Guadalupe: Roteiro e Dicas do Caribe Francês
🌅 Dicas de Turismo na Ilha de Guadalupe
Por Beto Marques - Atualizado em Janeiro de 2026
Onde fica a ilha de Guadalupe
A Ilha de Guadalupe (ou Guadeloupe) é um dos destinos mais fascinantes do Caribe, pois oferece uma mistura única: a sofisticação e infraestrutura da França com a vibração tropical, quente e colorida das Antilhas.
Não é apenas uma ilha, mas um arquipélago que faz parte das Pequenas Antilhas. É um Departamento Ultramarino da França. A Ilha de Guadalupe está ao sul da Ilha Dominica, ao noroeste com a Ilha Monserrat e ao norte com a Ilha Antígua e Barbuda.
Aqui está uma descrição detalhada do que torna Guadalupe especial:
1. Geografia: A Ilha "Borboleta"
A principal característica visual de Guadalupe é o seu formato de borboleta, dividida em duas ilhas principais separadas por um canal estreito de mangue (o Rivière Salée). As duas "asas" da borboleta são completamente diferentes uma da outra:
Grande-Terre (A Asa Direita/Leste):
Paisagem: Plana e calcária.
Vibe: É a zona mais turística e de praias paradisíacas de areia branca e águas azul-turquesa calmas.
Destaques: A cidade de Sainte-Anne, a Pointe des Châteaux (formações rochosas impressionantes) e a capital econômica Pointe-à-Pitre, onde se encontra o Porto Marítimo de Cruzeiros e o Aeroporto Internacional de Pointe-à-Pitre - PTP. É aqui que ficam a maioria dos resorts.
Basse-Terre (A Asa Esquerda/Oeste):
Paisagem: Montanhosa, vulcânica e coberta por uma floresta tropical densa e exuberante.
Vibe: Mais selvagem, aventureira e autêntica. As praias aqui costumam ter areia dourada ou negra (vulcânica).
Destaques: O vulcão ativo La Soufrière, as cachoeiras Chutes du Carbet e a famosa Reserva de mergulho Cousteau.
Além dessas duas, o arquipélago inclui ilhas menores encantadoras como Les Saintes (uma das baías mais lindas do mundo), Marie-Galante (famosa pelo rum forte) e La Désirade.
Recomendamos reservar o seu transfer do Aeroporto de Pointe-à-Pitre para seu hotel ou Terminal de Cruzeiros em Guadalupe.
Qual a melhor época para viajar a Ilha de Guadalupe?
A melhor época para vaijar a Ilha de Guadalupe, é entre os meses de novembro e maio.
Nesse período, as condições climáticas são mais favoráveis, com temperaturas agradáveis e menor probabilidade de chuvas intensas, o que proporciona uma experiência de viagem mais segura.
Essa época coincide com a temporada de observação dos tubarões-brancos, uma das principais atrações da ilha, quando esses magníficos predadores marinhos são mais facilmente avistados nas águas cristalinas ao redor.
Visto - brasileiro não precisa de visto para visitar a Ilha de Guadalupe
Moeda - Euro
Idioma - Francês
Fuso horário - uma hora atrás do horário de Brasília
Saint Martin e Sint Maarten: O Que Fazer - Caribe
O que fazer nas Ilhas Virgens Britânicas - Caribe
O que fazer em Punta Cana : Praia do Bavaro
O que fazer em Fort-de-France - Martinica - Caribe
Como chegar em Guadalupe: Melhores rotas saindo do Brasil
Uma das dúvidas mais comuns de quem planeja viajar para o Caribe Francês é a logística de voos, já que não existem voos diretos do Brasil para Guadalupe.
A porta de entrada da ilha é o Aeroporto Internacional de Pointe-à-Pitre (PTP), localizado na ilha de Grande-Terre. Para chegar lá saindo do Brasil (Guarulhos, Galeão ou outras capitais), você terá basicamente duas estratégias principais, dependendo se você possui ou não o visto americano.
Confira as melhores opções:
1. Via Panamá (A rota para os aventureiros)
Para os mais aventureiros, é possível voar com a Copa Airlines até o Panamá e conectar para St. Maarten (SXM). De lá, você pega um voo regional (pequeno porte) de cerca de 40 minutos com empresas como a Air Antilles ou Winair até Guadalupe. É uma rota mais cansativa e que exige comprar passagens separadas, mas permite conhecer duas ilhas na mesma viagem.2. Via Estados Unidos (A rota mais rápida)
Esta costuma ser a opção com menor tempo total de viagem, mas exige que você tenha o Visto Americano válido, mesmo que seja apenas para conexão.
A Rota: Você voa do Brasil para Miami (MIA) (com LATAM ou American Airlines) e, de lá, pega um voo direto para Pointe-à-Pitre.
Companhias: A American Airlines e a Air France operam a rota Miami–Guadalupe.
Atenção: Verifique a sazonalidade. A American Airlines costuma ter mais frequências na alta temporada (inverno no hemisfério norte). A Air France opera voos regionais saindo de Miami para o Caribe Francês.
3. Via França (A rota sem Visto)
Se você não tem visto americano, a solução é fazer a conexão na Europa. Embora pareça contramão (ir até a Europa para voltar ao Caribe), é uma rota muito comum e confortável.
A Rota: Voo do Brasil para Paris e, de lá, para Guadalupe.
Companhias: Principalmente Air France. Outras opções incluem a Air Caraïbes e a Corsair.
Dica Importante sobre Aeroportos: Fique atento à troca de aeroportos em Paris. A maioria dos voos do Brasil chega no Charles de Gaulle (CDG), mas muitos voos para o Caribe saem do aeroporto de Orly (ORY). Certifique-se de ter tempo suficiente de conexão (pelo menos 4 horas) para fazer esse translado entre aeroportos.
Principais Atrações da Ilha de Guadalupe
Ilha Grande - Terre: Natureza Selvagem e Aventura
Vulcão La Soufrière
O Vulcão La Soufrière é um vulcão ativo e há uma trilha chamada de Chemin des Dames. Esta subida de duas horas oferece vistas panorâmicas dos pontos mais altos do maciço.
Ao longo do caminho, há fontes termais, piscinas de lama e fumarolas que emitem vapor de água e gases, e a cachoeira de Chutes du Carbet.
Parque Nacional de Guadalupe & Chutes du Carbet
O Parque Nacional de Guadalupe (Parc National de la Guadeloupe) é o coração verde e a alma ecológica da ilha.
A Uma floresta tropical exuberante que abriga as famosas Cachoeiras do Carbet (Les Chutes du Carbet) têm três quedas d'água espetaculares que descem do vulcão. A segunda queda (110m) é a mais acessível e visitada.
Reserva Jacques Cousteau (Pigeon Islands)
Localizada na costa oeste, é um dos melhores pontos de mergulho e snorkeling do Caribe. Você pode ver tartarugas, corais e peixes coloridos. Barcos com fundo de vidro também estão disponíveis.
Na costa oeste da Basse-Terre, perto de Bouillante, na Ilha Pigeon está a Reserva Jacques Cousteau. Local ideal fazer snorkel nos recifes de águas rasas e a rica fauna e flora marinha.
Jardim Botânico de Deshaies
Localizado na antiga propriedade do comediante francês Coluche, é um jardim espetacular com flamingos, araras e flora tropical diversificada. A vila de Deshaies também é muito charmosa (cenário da série "Death in Paradise")
Dica: Onde é gravado a série "Death in Paradise"
Onde foi gravado "Death in Paradise"? Conheça a verdadeira Saint Marie
Você sabia que a ilha fictícia de Saint Marie, cenário da famosa série da BBC "Death in Paradise" (Morte no Paraíso), existe de verdade e você pode visitá-la?
Todas as temporadas da série são filmadas em Guadalupe, mais especificamente na charmosa vila de pescadores de Deshaies, localizada na costa noroeste da ilha de Basse-Terre.
Confira os principais pontos de filmagem que você pode visitar:
A Delegacia de Polícia (Police Station): O prédio que serve de fachada para a delegacia de Honoré é, na vida real, o escritório da paróquia (presbitério) e um salão anexo à Igreja de São Pedro e São Paulo. Ela fica bem no centro de Deshaies e é facilmente reconhecível.
O Bar da Catherine: O ponto de encontro favorito dos personagens para tomar uma cerveja ou um ponche no final do dia também fica em Deshaies. O local de filmagem é geralmente o restaurante "Le Madras", situado à beira-mar, com aquele deck de madeira icônico debruçado sobre a água. É o lugar perfeito para um almoço com vista.
A Casa do Inspetor (The Shack): Aqui vai um "alerta de spoiler" da vida real: a famosa cabana rústica na praia onde o inspetor mora não é uma estrutura fixa. Ela é montada pela equipe de produção apenas durante a temporada de filmagens (geralmente entre abril e agosto) e desmontada depois. No entanto, o local é real! A cabana é montada na Plage de la Perle (Anse de la Perle), uma das praias mais bonitas e selvagens da região, com areia dourada e coqueiros.
Jardim Botânico de Deshaies: Além de ser uma atração turística por si só, o Jardim Botânico frequentemente serve de cenário para a casa do Comissário Selwyn Patterson ou cenas de crimes em mansões tropicais.
Praia de Grande Anse de Deshaies
Uma das praias mais bonitas e extensas de Basse-Terre, com mais de 1 km de extensão e areia dourada/avermelhada e muitas palmeiras.
O Mar: A água é azul-turquesa, mas tenha cuidado. O fundo desce muito rapidamente (fica fundo logo ao entrar) e, muitas vezes, há ondas fortes e correntes. Não é a praia ideal para crianças pequenas nadarem sozinhas, embora seja excelente para brincar nas ondas se for um bom nadador.
Ilha de Grande-Terre: Praias Paradisíacas e Lazer
Point des Châteaux
O Point des Châteaux é o ponto mais oriental de Grande Terre, com formações rochosas semelhantes a castelos projetando-se do mar. No alto tem uma cruz, onde se tem uma visão clara das ilhas de La Désirade, Petite-Terre e Marie-Galante.
Sainte-Anne e Plage de la Caravelle
A Sainte-Anne é a cidade turística por excelência. A praia de Caravelle (onde fica o Club Med) é considerada uma das mais bonitas, com águas calmas e cristalinas protegidas por recifes.
A oeste, em frente ao Club Med La Caravelle, Plage Caravelle é outra bela praia com um recife offshore. Com areia branca e fina e águas azul-turquesa.
Pointe-à-Pitre e Mémorial ACTe
A capital econômica. O destaque absoluto é o Mémorial ACTe, um centro caribenho de expressões e memória do tráfico de escravos e da escravidão. É um museu moderno, arquitetonicamente impressionante e culturalmente essencial.
Port-Louis e Plage du Souffleur
Ao norte, uma praia belíssima com águas calmas e vista para as montanhas de Basse-Terre ao longe. Perto dali, há manguezais que podem ser explorados de barco ou caiaque.
As Ilhas Vizinhas (Passeios de um dia)
Ilha Les Saintes
Frequentemente listada como uma das baías mais bonitas do mundo. É uma ilha charmosa, sem carros (apenas scooters e carrinhos de golfe), com o histórico Fort Napoléon e a praia de Pompierre.
A Ilha Les Saintes é uma das ilhas mais conservada de Guadalupe, com pequenas vilas de pescadores, belas praias e trilhas para caminhadas.
Ilha Marie-Galante
A Ilha Marie-Galante é conhecida como a "ilha dos 100 moinhos", é famosa por manter um estilo de vida rural autêntico, ter as melhores destilarias de rum (com alto teor alcoólico) e praias desertas incríveis.
Ilet Caret
A Ilet Caret é uma pequena ilha na costa norte de Basse-Terre. Lugar para mergulho com snorkel nos recifes de coral.
Ilha Gosier
A Ilha Gosier é um destino encantador que atrai visitantes com suas praias deslumbrantes e atmosfera relaxante. Uma das praias mais populares é a Plage de la Datcha, conhecida por suas areias brancas e águas cristalinas, ideais para nadar e praticar esportes aquáticos como snorkeling e stand-up paddle.
A proximidade com a Ilha Gosier, facilmente acessível de barco, oferece uma experiência única de mergulho e exploração da vida marinha.
Ilha La Désirade
A Ilha La Désirade está a 45 minutos de barco saindo de Saint-François, na costa sudeste de Grande-Terre. Visite as praias de Praias de Fifi e Souffleur com palmeiras. Local para snorkeling e fazer trilha em Le Morne du Souffleur.
Ilha Petite-Terre
A Ilha Petite-Terre Uma reserva natural acessível apenas por passeio de catamarã. É o lugar perfeito para nadar com tubarões-limão (inofensivos), raias e ver iguanas endêmicas.
Gastronomia e Cultura
Destilarias de Rum: O "Rhum Agricole" de Guadalupe é famoso mundialmente. Visitar destilarias como a Damoiseau (Grande-Terre) ou Bologne (Basse-Terre) é imperdível.
Mercados de Especiarias: O mercado central de Pointe-à-Pitre ou o de Sainte-Anne são ótimos para comprar especiarias locais, baunilha e provar o "Bokit" (sanduíche frito típico).
O melhor lugar para se hospedar na Ilha de Guadalupe
Um dos melhores lugares para se hospedar é em Deshaies, uma vila costeira que combina beleza natural com a autêntica cultura caribenha.
Deshaies é conhecida por suas lindas praias, como a Praia de Grande Anse, que é perfeita para relaxar e aproveitar o sol.
A região de Deshaies oferece desde pousadas até resorts luxuosos e proporciona fácil acesso a atividades ao ar livre, como caminhadas no Parque Nacional de Guadalupe e mergulho nos recifes de coral próximos.
Atrações - Praias da Ilha de Guadalupe - Caribe
Gostou das dicas da Ilha de Guadalupe? Deixe um comentário ou compartilhe suas dúvidas sobre a Ilha de Guadalupe.
















Comentários